Image

Formação Profissional

Image

O quê

Proporcionar às pessoas com deficiências e incapacidades conhecimentos e competências necessárias à obtenção de qualificação e certificação profissional que facilite a sua inserção no mercado normal de trabalho.

Como

Através do desenvolvimento de ações de formação profissional inicial cofinanciadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Onde

Na área geográfica dos Serviços de Emprego de Sines e de Alcácer do Sal (concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Odemira, Grândola e Alcácer do Sal).

Image
A Formação Profissional da Cercisiago desenvolve, no âmbito da qualificação das pessoas com deficiência e incapacidade, ações de formação profissional inicial. As ações de formação profissional inicial desenvolvidas baseiam-se em percursos formativos individualizados com base em referenciais de formação não integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) com a duração máxima de 2900 horas.
As ações destinam-se a pessoas com deficiência e incapacidade, que tenham idade mínima legal para prestar trabalho e estarem na situação descrita no artigo 10º e que cumpram o seguinte:

a

Serem detentores da escolaridade obrigatória, nos termos previstos na Lei nº 85/2009, de 27 de Agosto através, designadamente, da obtenção do diploma de curso conferente ao nível secundário de educação; ou independentemente da obtenção do diploma de qualquer ciclo ou nível de ensino, tenham completado 18 anos.

b

Serem detentores da escolaridade obrigatória ao abrigo das disposições transitórias previstas na Lei nº 85/2009, de 27 de Agosto, podendo, a título excecional, abranger candidatos menores de 18 anos, desde que os estabelecimentos de ensino nos quais se encontrem inscritos comprovem a incapacidade para a frequência do mesmo.

c

Pessoas com deficiência adquirida que necessitem de uma nova qualificação ou reforço das suas competências profissionais, incluindo nas situações decorrentes de agravamento do seu estado, salvo se a respetiva responsabilidade estiver cometida a outra entidade por força de legislação especial, nomeadamente no âmbito do regime de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Formas de Inscrição
Os destinatários inscrevem-se no Serviço de Emprego da sua área de residência (Sines ou Alcácer do Sal)
Áreas de Formação

Empregado(a) de Higiene e Limpeza

Serviços Gerais

Auxiliar de Cozinha

Empregado(a) de Aprovisionamento e Armazém

Manutenção de Espaços Verdes

Auxiliar de Assistente Administrativo

Benefícios

Bolsa de FormaçãoSubsídio de Refeição Subsídio de Transporte Subsídio de Acolhimento a dependentesSeguro de Acidentes Pessoais

Existem dois tipos de percursos formativos possíveis

Percursos formativos de 2808 horas em que as acções de formação são têm duas componentes:
Formação de Base
Adquirir ou reforçar competências profissionais, pessoais e sociais tendo em vista a inserção na vida ativa e a adaptabilidade aos diferentes ou á ocupação de um posto de trabalho. 

Neste contexto os formados frequentam os seguintes módulos de formação: Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade e Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.
Prática em Contexto de Trabalho (PCT)
Dotar os formandos de competências que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão com vista a facilitar a futura inserção profissional.
Image
Image
© 2024 Cercisiago. Todos os direitos reservados
Tecniweb
Contactos
Tel. 269 818 660
Fax 269 818 668
Image
Morada
Rua das Nogueiras
7540 - 162 Santiago do Cacém